Conheça as vantagens de comprar um imóvel por consórcio

Mesmo com a queda dos juros o acesso aos financiamentos imobiliários é muito restrito, neste cenário a compra colaborativa através do consórcio traz facilidades e mais economia para os interessados. A recuperação da economia e a expectativa de aceleração do crescimento daqui para frente chama atenção daqueles que sonham em ter sua casa própria. Os bancos estão diminuindo suas taxas de juros para o crédito imobiliário, porém a burocracia e as inúmeras exigências realizadas para a aprovação do crédito ao interessado torna o acesso a essa modalidade de compra, quase que impossível. 

Com essas dificuldades, o sonho do brasileiro conquistar a casa própria, e sair do aluguel fica cada vez mais distante. Porém, uma modalidade que vem ganhando bastante destaque, nos últimos anos, é o consórcio de imóveis, onde as pessoas podem comprar qualquer imóvel, novo ou usado, e até mesmo quitar financiamento imobiliários já realizados com banco ou financeiras e economizar um bom dinheiro deixando de pagar  os juros altos do financiamento, tudo isso de maneira colaborativa, através do consórcio. 

O consórcio vem crescendo no país, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Ele foi feito para pessoas que têm o mesmo objetivo e, todas juntas, conseguem ajudar a realizá-los. 

A compra colaborativa é a forma mais forma mais econômica para você se programar e adquirir seu imóvel novo ou usado. Essa alternativa de crédito sem juros conquista cada vez mais o consumidor, porque ele consegue definir o valor do imóvel que planeja comprar e divide em vários meses, conforme a disponibilidade de planos oferecidos pela administradora. 

Vantagens da compra colaborativa 

A primeira da lista é que é possível fazer uma compra planejada, o segundo benefício é que você não precisa dar entrada e não vai pagar as parcelas intermediárias durante o processo, além de que não é necessário avalista e comprovação de renda, quando for contemplado e receber o crédito, você tem o poder de compra a vista e é livre para escolher o que quiser comprar. 

A economia é gigantesca, porque com o consórcio não existe a taxa de juros, e o custo administrativo, que é composto por taxa de administração fixa e fundo de reserva, é diluído por todo o período, tornando as parcelas mensais e o custo final do imóvel bem mais barato do que fazer um financiamento. Falando em parcelas, você escolhe o valor do crédito desejado, das parcelas que cabem no seu orçamento e o prazo em que quer pagar. 

A principal característica do consórcio é que a contemplação acontece por meio da oferta de lance ou sorteio. É possível utilizar parte do valor do crédito para dar de lance e ser contemplado antecipadamente, conforme as regras da administradora, ou depender da sorte para ser contemplado nos sorteios mensais. De qualquer maneira o consorciado recebe a carta de crédito corrigida pelo INCC no final do plano/grupo para adquirir o imóvel. Além disso, no consórcio de imóveis, você pode utilizar o seu FGTS para dar lances ou complementar o valor da sua carta de crédito.